Aviões e Aeroportos: Aeroportos de Jacarepaguá/ Rio de Janeiro

Está localizado na Baixada de Jacarepaguá, a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente 30 quilômetros do centro.

A Baixada de Jacarepaguá encontra-se limitada pelo Oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca.

O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela Lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica do Município do Rio de Janeiro (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.


Em 19 de setembro de 1966, o Decreto-Lei 59.234 estabeleceu o Campo de Pouso de Jacarepaguá como Aeródromo para Aviação Civil de Pequeno Porte e serviços correlatos, ficando a cargo do Ministério da Aeronáutica a elaboração do Plano Geral do Aeródromo e das respectivas instalações para utilização, pela Aviação Civil de Pequeno Porte, inclusive por Aeroclube e empresas de manutenção, comércio e indústria de materiais aeronáuticos.

Em 1969, o Aeroporto começou a ser realmente construído, iniciando por uma estação de passageiros, um pátio para estacionamento de aeronaves e três hangares para manutenção. As obras terminaram em 28 de dezembro de 1970, e em 19 de janeiro de 1971 o Ministério da Aeronáutica autorizou, oficialmente, o início das operações no Aeroporto de Jacarepaguá. O primeiro grande usuário do Aeroporto de Jacarepaguá foi o Aeroclube do Brasil - responsável, até hoje,porgrande parte das operações ali realizadas.

Aviões e Aeroportos: Aviões

É uma aeronave, mais pesada que o ar e que se sustenta por meios próprios.Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação.

Duas características comuns a todos os aviões são a
necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas, para a sustentação da aeronave, e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar vôo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, porém, necessita de um aeroporto dispondo de uma boa infra-estrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos d'água e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.

O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (Sem levarmos em conta os foguetes e os Ônibus Espaciais). Aviões a jato
comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em vôo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som.

Aviões e Aeroportos: Aeroporto Santos Dumont

Santos Dumont é um aeroporto brasileiro da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado em 1936.

No Rio de Janeiro, o transporte comercial empregando hidroaviões utilizava o atracadouro da Ponta do Calabouço. A aviação de pouso e decolagem terrestre, ainda incipiente, aproveitava o Campo de Manguinhos e os aparelhos militares da Aeronáutica e Marinha usavam, respectivamente, o chamado Campo dos Afonsos e o do Galeão.

Como grande cidade e sobretudo, na condição de Distrito Federal, o Rio de Janeiro exigia providências urgentes. Estava na hora de dispor de um Aeroporto condizente com suas necessidades. Duas áreas encontravam-se na mira: a do Calabouço, onde atracavam os hidroaviões de rotas nacionais e internacionais, e a de Manguinhos que recebia as aeronaves de pouso e decolagem.

A proposta de implantar o aeroporto no aterro do calabouço repercutiu bem, conquistando elogios de especialistas em aviação do mundo todo. As obras começaram em 1934, em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito Federal ao Ministério da Viação e Obras Públicas.

A primeira parte dos trabalhos constituiu-se basicamente da ampliação do aterro em mais 370 mil metros quadrados. Consta até que um burrinho foi emprestado pela Prefeitura para ajudar no serviço. O projeto exigiu a construção de uma muralha de contenção e o lançamento de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na área conquistada ao mar.

Os serviços não foram interrompidos. Hidroaviões continuavam a operar normalmente no local e o terrapleno, antes mesmo de estar concluído, já estava sendo utilizado, franqueado aos 400 metros para pequenas aeronaves. Mais tarde, em 1936, quando alcançou 700 metros, foi aberto para aparelhos de maior porte, o primeiro aeroporto civil do país era finalmente inaugurado.

Atualmente, atende a apenas vôos regionais, como os da Ponte Aérea Rio-São Paulo, Rio-Minas e vôos dentro do próprio estado, pois o aeroporto é um dos menores do Brasil. Devido a atender praticamente só embarques de pequena distância, funciona como um aeroporto de "fluxo rápido". Segundo a INFRAERO, o aeroporto é, atualmente, o décimo aeroporto brasileiro em tráfego de passageiros, com movimento de 3,6 milhões embarques/desembarques em 2008.

Aeroporto de Atlanta.

O aeroporto internacional de Atlanta é o aeroporto mais movimentado do mundo e concentra grande parte dos voos de cabotagem dos Estados Unidos pois é um aeroporto de transferência. A nível internacional, opera para toda a América do Norte, América Central e Caribe, alguns pontos da América do Sul, e as principais cidades da Europa, entre outros destinos. Em torno de 90 milhões de passageiros passaram durante o ano 2008.

Nome oficial
Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta - ( Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport)

Código IATA: ATL

Inauguração: 15 de setembro de 1926

Site web oficial: www.atlanta-airport.com

Tel: +1 404 209 1700 | +1 404 530 7300

Localização
O aeroporto está localizado 11 km (7 milhas) ao sul da cidade de Atlanta, Geórgia

Número de terminais - 2 - tem um serviço subterrâneo entre os terminais e os diferentes lobbies. Também existem correias transportadoras.

Transporte Público
Os passageiros podem ser alcançados até a área urbana de Atlanta por trens, táxis e ônibus. O trem (MARTA) vai até o centro de Atlanta em 20 minutos. Além disso, um serviço porta a porta vai do aeroporto até a estação de trem Amtrak. Por sua vez, o ônibus Greyhound Filghtlink liga o campus a diferentes populações que compõem a área metropolitana de Atlanta. Existe também um serviço de aluguel de limusines. Nas saídas dos terminais há táxis. O centro de informações sobre o transporte reside na área de bagagem. Fone 404 530 6674

Serviços
Existem balcões de locação de automóveis das mais reconhecidas companhias (Avis, Budget, Dollar, Hertz, Alamo/National, Enterprise e Thrifty), no primeiro andar, zona central (Atrium). Alugue seu carro aqui

Também banco, correios, serviços de câmbio e caixas automáticos (ATM). Também oferece áreas VIP, telefones públicos, de cortesia e internet Wi-Fi. O centro comercial tem mais de 20 salas para conferência equipadas para TV e vídeo, entre outros serviços.
Comer e Beber - restaurantes com cozinha internacional, comidas rápidas, cafés e bares, em ambos os terminais.
Compras - várias lojas, incluindo duty free shops, lembranças, jornais e cigarros, entre outros.
Bagagem - armários (lockers) e serviço de proteção de bagagem no Atrium, e setor de Achados e Perdidos (fone 404 530 2100).
Outros serviços - também possui um centro médico, capela, entre outras amenidades. O aeroporto de Atlanta tem centro de informação para os passageiros, guichês em várias linguas e voluntários por todo o recinto para atender os passageiros.

Instalações para deficientes - há rampas, sanitários, elevadores adaptados, telefones TDD, entre outros serviços. Além disso, existem cadeiras disponíveis (reserva prévia com a sua companhia aérea ou de viagem).

Estacionamento - O aeroporto de Atlanta tem grande setor de estacionamento (mais de 30 mil vagas), com áreas de curta e longa duração. Tem também áreas para estacionamento de hora ao lado de cada terminal para embarque e desembarque de passageiros. Existem também lotes do estacionamento mais barato situados na retaguarda do centro de transporte terrestre. Existem também outras áreas de estacionamento para estadias mais longas localizadas mais longe dos terminais e lobbies, mas se comunicam através de ónibus gratuitos. Há espaços reservados para deficientes. Mais informações (404) 209-2945

Hotéis - Nos arredores do aeroporto de Atlanta residem vários hotéis e normalmente têm um único serviço de ônibus para o transporte de hóspedes. Por sua vez, dentro do aeroporto há informações de hotéis e reservas. Reserve aqui o seu hotel