Aviões e Aeroportos: Aeroporto Internacional de Salvador


Sobre:

O Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães é quinto mais movimentado aeroporto do Brasil e o 15° da América Latina em movimento de passageiros e é o mais movimentado do Nordeste, respondendo por mais de 30% do movimento de passageiros desta região do país. Com uma média diária de 16.220 passageiros, 250 pousos e decolagens (234 vôos domésticos e 16 internacionais) circularam pelo aeroporto, em 2008, 6.042.307 passageiros.

Situado a 28 km do centro de Salvador, numa área de mais de seis milhões de metros quadrados (entre dunas e vegetação nativa) o aeroporto dispõe de completa infra-estrutura aeroportuária e um moderno terminal de passageiros (inaugurado em 2001) capaz de atender a 6.000.000 passageiros/ano e receber 24 aeronaves simultaneamente.

Historia

O aeroporto foi fundado em 1925, e reconstruído completamente em 1941 pela Panair do Brasil ("necessidades de guerra", declarou os governos dos Estados Unidos e do Brasil). Seu nome era Santo Amaro do Ipitanga.

Em 1955, o aeroporto mudou seu nome para Dois de Julho, e em 1998, para o atual nome, embora a maioria dos habitantes de Salvador continue a chamá-lo de Dois de Julho. A mudança polêmica do nome do aeroporto "Dois de Julho" para "Luís Eduardo Magalhães" causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois, esta era uma homenagem post-mortem ao filho deste.

Destacam-se as manifestações do PSB baiano, que, além de promover diversas passeatas, batizou o nome de duas das suas coligações políticas por "Dois de Julho", mostrando assim nitidamente seu repúdio à mudança de nome. Atualmente há o "Movimento pelo resgate do nome do Aeroporto Dois de Julho", que é supra-partidário e prega a mobilização da sociedade para a causa histórica do nome do Aeroporto Dois de Julho com a formação de uma ONG para trabalhar por este fim através de reuniões semanais.
Sala de embarque afetada pelos atrasos e cancelamentos de vôos em junho de 2007.

Dentre as manifestações contrárias à mudança de nome, há a presença da ala "Aeroporto é Dois de Julho" nas principais comemorações cívicas da cidade, como o Desfile do Dois de Julho, o Grito dos Excluídos no sete de Setembro e a Mudança do Garcia, esta ocorrendo durante o Carnaval.

Em 2000, passou por uma reforma, se tornando um dos mais modernos aeroportos do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Ar-Condicionado Promoção!

Cafeteira Oferta!

Aspirador Promoção!

Oferta Fax

Home Theater Oferta!

Promoções Câmera