Aviões e Aeroportos: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Tancredo Neves

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Tancredo Neves (também conhecido como Aeroporto de Confins) encontra-se na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Confins, antigo distrito do município de Lagoa Santa. Um dos mais modernos do Brasil, o aeroporto apresentou grande ociosidade desde a sua inauguração, devido principalmente à distância até o centro de Belo Horizonte, que é de cerca de 38 km, sendo o mais distante aeroporto de sua região central no Brasil. Somente a partir de 2005, o aeroporto apresentou significativo aumento do movimento de passageiros devido a transferencia de mais de 120 vôos do Aeroporto da Pampulha para o internacional Tancredo Neves.

Antes da transferência dos vôos, Confins estava com uma ocupação anual em torno de 400 mil passageiros. Após a transferência dos vôos para Confins, o aeroporto fechou 2008 com 5.189.528 passageiros com aumento constante. O aeroporto possui vôos internacionais sem escalas para Lisboa, Cidade do Panamá (inaugurado em 21 de agosto 2008) e Miami (inaugurado em 5 de novembro de 2008). Os dois primeiros operam com cinco frequências semanais pela TAP e COPA Airlines, respectivamente. Já o último possui quatro frequências operadas pela American Airlines. Existem ainda ligações com uma escala para Buenos Aires (TAM/GOL), Paris (TAM) e Miami (TAM). O governo de Minas inaugurou a maior obra viária já projetada para Belo Horizonte. Chamada de Linha Verde, trata-se de uma adequação das vias que ligam o centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que foram transformadas em uma via rápida, possibilitando que o trajeto do centro de Belo Horizonte até Confins seja percorrido em 35 minutos. Anteriormente este percurso era realizado em aproximadamente 60 minutos ou mais. Além de contar com uma linha Executiva e uma convencional saindo da Rodoviária de Belo Horizonte e de um terminal localizado no centro da cidade, chamada de Conexão Aeroporto (Unir).
Amplo, moderno, arejado e funcional, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves é o principal portal de entrada para o Estado de Minas Gerais e foi projetado para cinco milhões de passageiros por ano. No projeto original, quadro módulos de terminais (3 além do atual) formariam duas meia-luas completas, com duas pistas paralelas, em forma de "H" e quatro terminais de passageiros. Tal configuração está prevista para o aumento da capacidade do aeroporto para 20 milhões de passageiros por ano.

Existe uma previsão de adequações no terminal atual de passageiros (orçado em R$7 milhões) para ampliar a capacidade do aeroporto de 5 para 7 milhões de pax/ano, como preparação para a copa de 2014. Além disso, encontra-se em andamento a implantação do projeto do Aeroporto Industrial, servindo de piloto para o desenvolvimento de outros empreendimentos deste tipo nos aeroportos do Rio de Janeiro, de São José dos Campos e de Petrolina. O Governo do estado de Minas está investindo aproximadamente R$20 milhões na obra do aeroporto industrial para adiantar o processo de licitação das áreas para as indústrias que se adequarem aos requisitos estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal (Instruções Normativas), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais e INFRAERO.

Em Confins, também, está localizado o Centro de Manutenção da Gol Linhas Aéreas, que conta com dois hangares e está habilitado a prestar serviços para toda a linha Boeing 737 Classic e Next Generation. Está em curso uma expansão que vai dobrar a área do centro e adicionar dois hangares para receber os novos Boeing 787.
Está em curso a construção de um novo estacionamento. Ele irá oferecer 1.538 vagas, ocupando uma área total de 41.208,00 m². A área será totalmente coberta por uma estrutura metálica e irá oferecer elevadores, banheiros e sistema de bilhetagem eletrônica. A obra está sendo executada pela construtora OPACO Engenharia e custará R$6.846.570,33. A obra faz parte do PAC do Governo Federal e a conclusão estava prevista para meados de 2009.

         
    Aeroporto Internacional Tancredo Neves




O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), por suas características, tem grande potencial para o desenvolvimento de um aeroporto-cidade. O local tem ampla área interna e no entorno, fácil acesso à capital e à Região Metropolitana, tecnologia de ponta para aviação e o mais importante, apoio político para torná-lo real. A afirmação é do diretor do Kenan Institute of Private Enterprise da Universidade da Carolina do Norte (EUA), John Kasarda, criador do conceito aeroporto-cidade, no Fórum Internacional de Aeroportos-cidades.

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