Aviões e Aeroportos: Aeroportos de Jacarepaguá/ Rio de Janeiro

Está localizado na Baixada de Jacarepaguá, a sudoeste da cidade do Rio de Janeiro, aproximadamente 30 quilômetros do centro.

A Baixada de Jacarepaguá encontra-se limitada pelo Oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca.

O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela Lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica do Município do Rio de Janeiro (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.


Em 19 de setembro de 1966, o Decreto-Lei 59.234 estabeleceu o Campo de Pouso de Jacarepaguá como Aeródromo para Aviação Civil de Pequeno Porte e serviços correlatos, ficando a cargo do Ministério da Aeronáutica a elaboração do Plano Geral do Aeródromo e das respectivas instalações para utilização, pela Aviação Civil de Pequeno Porte, inclusive por Aeroclube e empresas de manutenção, comércio e indústria de materiais aeronáuticos.

Em 1969, o Aeroporto começou a ser realmente construído, iniciando por uma estação de passageiros, um pátio para estacionamento de aeronaves e três hangares para manutenção. As obras terminaram em 28 de dezembro de 1970, e em 19 de janeiro de 1971 o Ministério da Aeronáutica autorizou, oficialmente, o início das operações no Aeroporto de Jacarepaguá. O primeiro grande usuário do Aeroporto de Jacarepaguá foi o Aeroclube do Brasil - responsável, até hoje,porgrande parte das operações ali realizadas.

0 comentários:

Postar um comentário