Aviões e Aeroportos: Aeroporto de Congonhas SP

O Aeroporto de Congonhas sofreu reformas internas e externas nos últimos anos. Com elas modernizou seu terminal de passageiros, renovou as pistas de pouso e decolagem, criou novo estacionamento e ainda alterou o acesso ao aeroporto.

Em janeiro de 2008, a Infraero concluiu a passagem subterrânea que liga a Avenida Washington Luís ao acesso viário do terminal de passageiros e do estacionamento do Aeroporto de Congonhas.
Essa obra elimina o farol do cruzamento promovendo a melhoria no trânsito da região do aeroporto. Segundo estimativa da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), 1.800 veículos/hora passam pelo local com destino ao aeroporto.
De 2004 a 2007, a Infraero concluiu a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários e atendeu às necessidades da sociedade relativas à infraestrutura do terminal de passageiros de Congonhas. O número de empregos gerado com essa obra é de aproximadamente 1500, entre diretos e indiretos.



No dia 15 de agosto de 2004, o Governo Federal e a Infraero entregaram a primeira fase das obras de melhorias de seu terminal. A segunda fase foi concluída no segundo semestre de 2007. No final de 2005, a Infraero entregou ao público o novo estacionamento do Aeroporto de Congonhas, um edifício-garagem de cinco pavimentos.
Na primeira fase do projeto foram colocadas em operação parte das novas salas de embarque/desembarque e oito pontes de embarque, equipamento que ainda não existia em Congonhas. Para interligar o piso térreo ao primeiro andar, foram acrescentados elevadores e escadas rolantes. A área total das salas de embarque aumentou de 2.950 metros quadrados para 7.100 metros quadrados.
As novas pontes de embarque permitem o embarque dos passageiros diretamente nas aeronaves, eliminando o tráfego de passageiros no pátio de manobras. Nos casos em que não é possível o embarque pelas pontes, os passageiros são transportados em ônibus até as aeronaves.
A segunda fase do projeto contemplou a construção de quatro novas pontes de embarque, totalizando 12 pontes. Foram, também, acrescentados novos elevadores, escadas rolantes e posições de check-in. Além disso, será realizada uma reforma nas áreas do saguão central e uma revitalização da fachada do aeroporto.
As salas de embarque e desembarque foram novamente ampliadas, totalizando, respectivamente, 9.300 metros quadrados e 5.238 metros quadrados de área. O Sistema Viário Interno de Congonhas foi remodelado, reorganizando o fluxo de veículos que se dirigem ao aeroporto em vias separadas.
Em dezembro de 2005, entrou em operação parte do edifício-garagem. Com 60 mil metros quadrados, o edifício passou a ter capacidade para 3.400 mil vagas quando antes disponibilizava 1.200 vagas. O edifício tem cinco pavimentos, três dos quais subterrâneos, com 2.550 vagas cobertas e 850 vagas descobertas.
Foi entregue, no segundo semestre de 2006, uma nova área de desembarque e a obra de remodelação do Sistema Viário Interno de Congonhas, que reorganiza o fluxo de veículos em direção ao aeroporto para as áreas de embarque e desembarque através da criação de vias exclusivas para cada um dos dois setores do terminal de passageiros.

A nova sala de desembarque fica no piso térreo de Congonhas, na ala sul do terminal de passageiros, no local onde, até 2005, funcionavam duas pequenas salas de desembarque. A ala sul está recebendo outros acréscimos durante esta segunda fase das obras de modernização do terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas. A nova edificação que compõe a ala sul terá dois pavimentos e um subsolo. No subsolo, embaixo da nova sala de desembarque, passa a existir um acesso rápido e seguro, por rampa, à via de táxis e ônibus e ao edifício-garagem.


Conheça as obras nas Pistas de Congonhas




A pista auxiliar foi construída na década de 50 e em placas de concreto. A última grande intervenção foi em 2007 e durou 146 dias. Na primeira fase da reforma foi realizado o trabalho de topografia, isto é, a análise de 12 mil pontos dos 1.436 metros de comprimento da pista. Depois, foi feito o tratamento da juntas de concreto e o recapeamento asfáltico. A segunda fase das obras consistiu no grooving (ranhuras horizontais que auxiliam no escoamento de água). Essa etapa da obra iniciou na semana de 18/05 e foi realizado fora do horário operacional do Aeroporto, durante as madrugadas.
No dia 29 de junho de 2007, após um período de 46 dias de obras de reforma, a pista principal de Congonhas volta a operar normalmente para pousos e decolagens. Na segunda fase, os serviços foram realizados durante a madrugada, sem a interdição da pista, o grooving foi finalizado no dia 15 de setembro. Essa fase foi totalmente concluída em 27 de setembro/2007 e contemplou a complementação dos trechos das pistas de táxi (área onde as aeronaves realizam manobras), nas alças de interligação das duas pistas (principal e auxiliar)
Também no dia 27 de setembro, o Ministério da Defesa determina área de escape nas duas pistas do Aeroporto de Congonhas. A área de pouso e decolagem da pista principal passou 1.940 metros, para 1.640 metros e a auxiliar de 1.435 metros para 1.195 metros.
Periodicamente as pistas passam por manutenção. A Infraero realiza semanalmente as medições do coeficiente de atrito no pavimento e, quinzenalmente, a de macrotextura através do método da mancha de areia que verifica a profundidade média da macrotextura do pavimento. Esses serviços têm como objetivo monitorar permanentemente as condições operacionais das pistas do Aeroporto de Congonhas. De acordo com o resultado obtido nas medições, é realizado o desemborrachamento da pista.
                                     

                                                 Pista principal do Aeroporto de Congonhas


0 comentários:

Postar um comentário