Aviões e Aeroportos: TAM Linhas Aéreas

TAM Linhas Aéreas

É maior companhia aérea do Brasil e vice-líder em número de passageiros transportados no Hemisfério Sul, depois da australiana Qantas. Está consolidando uma estratégia de crescimento com o objetivo de ser uma das maiores empresas de aviação do mundo. O faturamento em 2008 foi de mais de 11 bilhões de reais, sendo uma das 50 maiores empresas do país.

 
 Sua sede está localizada em São Paulo, que é seu principal centro de operações. Fazem parte do Grupo TAM Linhas Aéreas, a TAM Airlines (TAM Mercosur), subsidiária paraguaia; TAM Cargo; Pantanal Linhas Aéreas; TAM Viagens e a TAM Aviação Executiva.

 Opera 42 destinos divididos por todos os estados brasileiros, e opera rotas internacionais para: América do Norte, América do Sul e Europa.



A TAM possui uma frota composta por aviões Airbus e Boeing. Fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo na cidade de Marília, interior de São Paulo (TAM – Táxi Aéreo Marília). Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

História
 Ano de 1960

Na cidade de Marília, a TAM foi fundada em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez pilotos. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso. Após seis anos a empresa foi comprada pelo empresário Orlando Ometto, que mudou a sede para a capital paulista, dedicando-se exclusivamente ao transporte de malotes.

 Ano de 1970

Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção.

O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Ano de 1980
 A década de 1980 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos Fokker 27, substituindo os aviões turbohélices.

O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

 Ano de 1990
Airbus A330-200 usado nas rotas diárias à Buenos Aires, Madri, Miami, Nova York, Orlando e Paris

A empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional.

Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o Programa Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas.

O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur.

Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares na região de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede de seu Centro Tecnológico.

Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa inaugura os voos internacionais com a rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.

 Anos 2001-2004

A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. No entanto, a TAM cresce 31%, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para cerca de 3 bilhões de reais.

Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.
Em 2003 remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a Varig.

Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência em 2004, sendo substituído por Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira.
Sede da TAM na cidade de São Paulo

Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os vôos diurnos para Miami e incrementa a rota Paris. Além disso, inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago do Chile.

Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330 em outubro de 2005, que é usado nas viagens internacionais. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320.

No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, foram 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004.

Os acordos envolveram cinco empresas: Passaredo, OceanAir, Total, Trip e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).

 Anos 2005-2006

Novas frequências para Paris, Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York, em novembro, contribuem para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus voos para Miami, Santiago do Chile e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai. No Brasil, a TAM chega a 46 destinos e, com os acordos comerciais com companhias regionais, atinge 73 localidades.

No primeiro semestre de 2006, reforça voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília,principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a voar para Boa Vista (Roraima) e inicia frequências diretas para Manaus a partir de São Paulo. A partir de 2 de outubro, começa a operar voo diário para Rio Branco (Acre) a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.

No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York, iniciam-se novos voos para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago do Chile, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres.

 Ano de 2007

A340-500 da TAM usado na rota de Milão

Inicia-se a nova rota para Milão (Itália), passa a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos voos ligando Salvador a Buenos Aires.

Lança a segunda frequência diária para Santiago do Chile e passa a operar o terceiro voo diário para Paris, França, desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

Como parte de sua política para o segmento internacional, estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã Lufthansa.

Em julho, recebe autorização oficial da ANAC para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha).

Para operar o segmento internacional, anuncia a ampliação da frota, com a chegada de dois Airbus A340 e a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além destes, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.

Ano de 2008

Airbus da TAM no Galeão, Rio de Janeiro

Em 2008 a TAM apresentou sua nova identidade corporativa , além de novas diretrizes de gestão, tendo a excelência nos serviços e a paixão pela aviação, revivendo os ideais de seu fundador, comandante Rolim Amaro, como alguns de seus pontos principais.

Em 7 de outubro a TAM anunciou a sua futura adesão ao maior grupo de empresas aéreas do mundo, a Star Alliance, em um prazo de 12 a 18 meses.
Foi o ano de a companhia inaugurar novas rotas para Bariloche, Lima e Orlando, além de explorar melhor o mercado doméstico, colocando em operação o segundo voo entre Guarulhos e João Pessoa, sendo que agora direto.

                                    A340-500 da TAM usado na rota de Milão
                      


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