Aviões e Aeroportos: Cemitério de aviões


Cemitério de aviões

Um cemitério de aviões é um local utilizado para a armazenagem temporária de aeronaves. 
Características

São locais amplos, longe de cidades, com pistas homologadas e em condições operacionais, geralmente em áreas de deserto e com estrutura de manutenção. 
  
 Clientes

Seus clientes são os proprietários de aviões, principalmente companhias detentoras de linhas aéreas, oficinas de manutenção e comerciantes de sucatas.


Destino das aeronaves

São dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: A reciclagem e o depósito e manutenção preventiva.

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças em aviões semelhantes, ou reaproveitamento de sucata, principalmente metais, que vão para fundições.

Já em períodos de baixa demanda, as aeronaves ficam a espera do aquecimento do mercado para voltar a voar.

Como o espaço dos aeroportos é reduzido, e consequentemente o aluguel de hangares é elevado, as proprietárias dos aviões optam por deposita-los nestes lugares, que oferecem além da vantagem econômica, um serviço de manutenção preventiva e periódica.

Localização

Os cemitérios de aviões estão instalados em amplas áreas, contando com uma pista de tamanho compatível. Geralmente estão localizados em desertos, pois a baixa umidade favorece a conservação dos aparelhos.

São cobradas taxas de acordo com a manutenção que se queira dar aos aviões. Em casos de aeronaves operacionais, são feitas limpezas e lubrificações constantes, acionamentos periódicos dos motores, entre outros, a fim de recolocá-las no mercado tão logo seja necessário,

 Mojave




O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado no estado americano do California, mais precisamente no Deserto de Mojave. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação .

A escolha do deserto de Mojave foi devido a já citada baixa umidade, que chega perto de zero, o que ajuda a conservar os aviões estacionados, e também o custo reduzido.

O cemitério no deserto de Mojave pertence ao governo dos Estados Unidos da América e tem área de 10.000.000 de m2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves entre civis e militares.

0 comentários:

Postar um comentário