Aviões e Aeroportos: Aeroporto Internacional de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (IATA: VCP, ICAO: SBKP) está localizado a 20 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros da capital paulista. O aeroporto é referência do crescimento industrial da cidade de Campinas, e movimenta primariamente o tráfego de cargas.
Atualmente, representa o segundo maior terminal aéreo de cargas do país, responsável por 18,1% do movimento total de cargas nos aeroportos. Em 2007, registrou um fluxo de cargas embarcadas e desembarcadas em vôos internacionais de cerca de 228.239 toneladas. De cada três toneladas de mercadorias exportadas e importadas, uma passa pelo aeroporto.O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados, com capacidade de processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.
Devido a sua localização geográfica privilegiada - um dos mais importantes pólos tecnológicos do país -, o Aeroporto de Viracopos conta também com um completo Centro de Treinamento para os envolvidos em atividades aeroportuárias nas áreas de Carga e Security (segurança da aviação civil), além do curso de Transporte de Cargas Perigosas (DGR - Dangerous Goods), dentre outros..


 Histórico:


Viracopos teve sua construção iniciada pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 1960, junto com a geração do jato. Sua longa pista de 3.240m x 45m foi construída para receber com segurança os quadrimotores a jato de primeira geração: Comet, VC-10, DC-8, Convair 880, 990 e Boeing 707. Com a crescente utilização desses tipos de aeronave, a partir de 1958, era imperativo poder contar com um aeroporto de alternativa para o Galeão, na época o único com pistas longas o suficiente para receber os jatos. E a busca de um local de condições climáticas apontou para a construção de um novo aeroporto internacional nessa área, cujo clima garante a ocorrência de boas condições atmosféricas na maior parte do ano, fator essencial para a operação com aeronaves de grande porte.
Não é raro que grande parte dos aeroportos do centro-sul do Brasil fechem ou operem por instrumentos nos dias de atuação de frentes frias. Contudo, Viracopos, pode permanecer aberto recebendo os vôos destinados a outros aeroportos que estejam temporariamente sem condições de operação.
O acerto da localização, sob o ponto de vista operacional, no entanto, criou um obstáculo comercial: Viracopos passou a ser aeroporto mais distante da cidade que originalmente desejava servir: São Paulo (de algumas partes da capital paulista, a distância ultrapassa os cem quilômetros). Este foi e continua sendo o principal entrave para a consolidação de VCP ao recebimento de aeronaves de passageiros. Existem projetos da construção de um sistema de trens de alta velocidade ligando Viracopos ao Aeroporto de Cumbica para solucionar-se esse problema, porém, o custo elevado tem adiado o início da execução das obras.
O governo federal irá realizar uma licitação em 2010 para fazer a concessão para alguma empresa construir e operar o TAV (trem de alta velocidade) que irá fazer a ligação de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Campinas haverá duas estações, uma no centro da cidade e outra no aeroporto de Viracopos. Haverá uma estação em São Paulo, outra no aeroporto de Guarulhos, em São José dos Campos, em Barra Mansa ou Volta Redonda e duas no Rio de Janeiro inclusive sendo uma delas no aeroporto do Galeão.


 Acidente de 1961:

Na madrugada de 23 de novembro de 1961, um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas caiu logo após decolar de Viracopos, provocando a morte das 52 pessoas que estavam a bordo..
Os motores apresentaram problemas durante o procedimento de decolagem e aeronave ficou descontrolada. Foi então perdendo altitude até atingir um eucaliptal situado a 500 metros da cabeceira da pista na zona rural do município de Campinas.
Com o impacto, o avião abriu uma clareira de 400 metros de extensão entre as árvores e foi se despedaçando até bater contra um pequeno morro onde acabou por explodir.
 Empresas aéreas cargueiras


    Acessos:

Viracopos está localizado na região sudoeste da cidade, não muito longe do extremo sul. Possui fácil acesso por várias rodovias que cruzam a Região Metropolitana de Campinas.
     Rodovia Santos Dumont (SP-075) - ligação direta da cidade até o aeroporto. Por ligar Campinas a Sorocaba, serve também de acesso direto da região sorocabana, Rodovia Castelo Branco (SP-280) e Indaiatuba ao aeroporto, sem precisar entrar na cidade.
    Rodovia Anhangüera (SP-330) - cruza-se com a Rodovia Santos Dumont logo na saída de Campinas para fácil acesso de veículos oriundos das regiões de São José do Rio Preto, São Carlos e Ribeirão Preto entre outras; e cruza-se com a Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), em Vinhedo, para fácil acesso de veículos oriundos da Região Metropolitana de São Paulo.
    Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) - cruza-se com a Rod. Santos Dumont próximo ao aeroporto, alternativa para veículos da Região Metropolitana de São Paulo ou do interior do estado.
     Rodovia Dom Pedro I (SP-065)- fácil acesso, em Jacareí, da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), de veículos oriundos da região de São José dos Campos, Litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, e também acesso em Atibaia, da Rodovia Fernão Dias (BR-381), indo em direção a Campinas. Em Valinhos, utilizar o anel viário de Campinas até atingir a Rodovia Anhanguera. Seguir até o trevo com a Rod. Santos Dumont. Como alternativa para evitar a travessia por dentro de Valinhos, com semáforos e velocidade bem reduzida, grandes carretas de carga podem seguir sempre na expressa Rodovia D. Pedro I até o fim, quando a estrada entra na Rod. Anhangüera, em direção a São Paulo, logo em seguida entrando na Rod. Bandeirantes, até chegar no trevo com a Rod. Santos Dumont, em direção ao aeroporto.


 Desenvolvimento de 2009 a 2029:
 Aeroporto Internacional de Viracopos será a alternativa do estado de São Paulo para investimento do governo federal nos próximos vinte anos.O aeroporto campineiro é considerado o mais adequado para proporcionar o crescimento do setor no Brasil e atender de forma eficaz o aumento da demanda de passageiros e aeronaves a médio prazo. De acordo com a Infraero este período seria pelo menos de duas décadas. A construção da segunda pista de pouso e decolagens, ação que simboliza de fato a elevação da importância de Viracopos no cenário nacional, está prevista, para iniciar em 2010, de acordo com o Ministério da Defesa.

O plano de crescimento:

A Infraero preve que o aeroporto de Viracopos receba até nove milhões de passageiros por ano até o ano de 2014, ano da copa do mundo no Brasil. O plano de crescimento para o aeroporto está previsto a médio e longo prazo e o projeto está dividido em três fases:

A primeira fase:

    A desapropriação das áreas entorno do aeroporto, aonde será construída a segunda pista para pousos e decolagens.
     Uma ampliação do sistema de terminal de passageiros que já se iniciou.

A segunda fase:

     A construção de hangares de manutenção de aeronaves e acessos subterrâneos para as salas de embarque (implantação do sistema de concourse), para os tráfegos doméstico e internacional. Estima-se para esta fase uma movimentação de 25 milhões de passageiros por ano; 1,8 milhão de toneladas de cargas em circulação e 266 mil aeronaves transitando no mesmo período, concluindo esta etapa em 2020.
A terceira fase:

A expansão que promete fazer de Viracopos um dos mais modernos e estruturados aeroportos da América Latina com a implantação da terceira pista de pousos e decolagens; uma pista de rolamento paralela à principal e a criação de um segundo concourse. A ampliação das instalações de apoio também estão previstas.

 2025:

Projeta-se um movimento de 65 milhões de passageiros por ano no aeroporto com 590 mil aeronaves e 3,4 milhões de toneladas de cargas.

Projeto:

"Este projeto tem o objetivo de transformar Viracopos no grande aeroporto do terminal São Paulo e no principal centro cargueiro da América Latina, será o maior aeroporto do hemisfério Sul de acordo com a Infraero. Toda essa infra-estrutura permitirá que as empresas aéreas ampliem suas rotas a partir de Viracopos. Atualmente o tráfego aéreo é concentrado nos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos, na Capital. A consequência da valorização como opção estratégica para descentralizar a malha aeroviária brasileira será o desenvolvimento não só da região de Campinas, mas de todo o Brasil.

 Desapropriação recebe aval da prefeitura:

A Prefeitura de Campinas autorizou, desapropriação das últimas quatro áreas destinadas à ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, uma área de 6,7km2, representando 23% da área total que o aeroporto deverá possuir depois da sua ampliação de fato. A áerea total do aeroporto deverá ser de 28,2km2. A nova área de ampliação fica ao lado esquerdo da pista atual e inclui terrenos que estão nas duas margens da Rodovia Santos Dumont (SP-075).

Calendário Turístico:
Desde o dia 15 de janeiro de 2009, por meio da lei 13.400/2009, foi incluída no Calendário Turístico do Estado a Festa de Aniversário de Fundação do Aeroporto Internacional de Viracopos. A celebração se realiza, anualmente, no dia 19 de outubro, em Campinas.

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