Aviões e Aeroportos: Rico Linhas Aéreas


                                                                 Rico Linhas Aéreas

 

 A RICO Linhas Aéreas é uma empresa aérea brasileira com sede em Manaus, estado do Amazonas.
 História

Fundada na década de 1960 com o nome Táxi Aéreo Rondônia pelo imigrante turco Munur Yurtsever e hoje comandada por seus herdeiros Atila Yurtsever, Metin Yurtsever e Omer Yurtsever, a Rico Linhas Aéreas está bem distante do tempo que transportava homens e equipamentos para a construção da Rodovia Transamazônica na década de 1970.

Com a necessidade de operar aeronaves de maior porte (DC-3 e E-820) e atendendo as exigências do Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Aviação Civil ( DAC ) o presidente da empresa fundou a Rondônia Indústria e Comércio. Até que no início da década de 1980, as duas empresas uniram-se para proporcionar o nascimento da Rico Táxi Aéreo, uma empresa que atua regularmente no mercado da região Norte com aeronaves EMB-110 Bandeirante, EMB-120 Brasília, Boeing 737-200, Caravan Anfíbio, Carajás, EMB-121 Xingu, Boeing 737-3QC e helicópteros.


Com base sólida da Rico Táxi Aéreo, surgiu então a Rico Linhas Aéreas, acompanhando o crescimento do Amazonas. Homologada como Transporte Aéreo Regular em 1 de novembro de 1996, passou a ocupar importante espaço no mercado regional do Norte do País. Chegou a operar simultaneamente cinco aeronaves EMB-120 Brasília e duas EMB-110 Bandeirante. Incorporou, mais tarde três areonaves Boeing 737-241 adv, oriundas da Varig. Ainda no impulso do crescimento incorporou mais um Boeing 737-300 QC, pois 
tinha inteção de ingressar no mercado de carga aérea, entre Manaus e São Paulo. Durante este período figurou entre as mais importantes companhias aéreas regionias do País, tendo realizado varios vôos fretados nacionais e internacionais.
Nesta mesma época, sofreu a perda de três aeronaves EMB-120 Brasília em acidentes, uma durante o estacionamento no patio e outras duas em procedimentos de pouso.
Devido interesses político-financeiros da diretoria, a Rico Linhas Aéreas foi praticamente descontinuada, operando hoje com apenas uma aeronave EMB-110 Bandeirante, tendo direcionado toda sua estrutura para atender o governo do estado do Amazonas atravéz da Rico Taxi áereo.


A empresa, além de ser pioneira na introdução de aeronaves de grande porte baseadas na região Norte, foi berço de inumeros profissionas formados na própria região, e hoje espalhados pelo país.




0 comentários:

Postar um comentário