Aviões e Aeroportos: Aeroporto Internacional Augusto Severo

O Aeroporto Internacional de Natal Augusto Severo é o quarto maior aeroporto da Região Nordeste em número de passageiros e o 17º mais movimentado do país. Localiza-se no município de Parnamirim e fica a 18 quilômetros de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, quase ao nível do mar (169 pés), com condições meteorológicas e geográficas favoráveis. É classificado como aeroporto internacional e de primeira categoria, porém já nao dá mais conta da grande demanda de passageiros que recorrem ao aeroporto e atualmente se encontra saturado devido principalmente a grande e crescente demanda de turistas que chegam a cidade.
O Augusto Severo tem previsão de ser devolvido a Força Aérea Brasileira após o total funcionamento do novo Aeroporto Internacional da Grande Natal.


História:

O nome do Aeroporto Internacional Augusto Severo homenageia Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, potiguar que morreu num acidente de balão (junto com seu mecânico) na França, em 1902. O aeroporto foi construído durante a Segunda Guerra Mundial com a finalidade de preparar uma base para operações de uma unidade tática de envergadura, a fim de enfrentar qualquer ameaça à segurança do hemisfério ocidental, servindo de base de apoio às forças aliadas. Durante o conflito mundial, o Aeroporto Augusto Severo foi o aeroporto mais movimentado do mundo.
Era conhecido originalmente como "Parnamirim Field" e recebeu o apelido de "Trampolim da Vitória" pois durante a Segunda Guerra em 1942, os aviões dos Estados Unidos pousavam em Natal para serem reabastecidos e então voarem para combater na África. Posteriormente esse apelido passou a designar a cidade de Natal. Quando o município de Parnamirim finalmente se tornou emancipado - em 1958 - é que o apelido passou para Parnamirim.
De 1943 a 1945, o aeroporto foi usado em conjunto pelo Exército e Marinha dos Estados Unidos, pela Royal Air Force, pelas linhas comerciais e pela Força Aérea Brasileira. A manutenção e segurança das instalações eram feitas pelo Exército dos Estados Unidos no Atlântico Sul (USAFSA).
No dia 31 de março de 1980, o Ministério da Aeronáutica transferiu à Infraero a missão de administrar o aeroporto. Nesta mesma data foram inauguradas as reformas realizadas nas instalações do terminal de passageiros.

Em 24 de março de 2000 foi inaugurado o novo terminal de passageiros pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, com capacidade para 1,5 milhão de viajantes ao ano.
Atualmente, o aeroporto está completamente saturado, porém, não está ainda em uma situação critica. Apesar disto, a Infraero pretende iniciar uma nova reforma no aeroporto que deverá começar até o final de 2010. A capacidade do aeroporto deverá ser ampliada para 2,5 milhões de passageiros.O Aeroporto
Vista do aeroporto a partir da pista de pouso e decolagem.
O terminal do aeroporto é um dos menores do país, foi inaugurado em 24 de março de 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e tem uma área de 11,3 mil metros quadrados e capacidade para 1,5 milhão de passageiros por ano. O Augusto Severo foi inicialmente concebido para funcionar sem ar condicionado e a utilizar uma iluminação natural. Entretanto, devido a falhas estruturais no projeto original e o calor insuportavel, pouco depois de inaugurado, o terminal de passageiros ganhou um sistema de ar-condicionado. Porém, o sistema de refrigeração vive quebrando e este problema se repete ao longo dos anos.
Com uma área de 5,5 milhões de metros quadrados, o complexo aeroportuário desenvolve suas atividades em 16.482 metros quadrados de terminais de passageiros e carga e instalações administrativas e de manutenção.
A pista principal tem 2.600 metros e o pátio 37 mil metros quadrados e localiza-se no município de Parnamirim, na Grande Natal, na BR-101, entrada sul, a principal entrada de Natal, tanto para quem vem de Fortaleza/Mossoró, como para quem vem de Recife/João Pessoa.
Está a 11 km da Praia de Ponta Negra e a 15 km do centro da cidade. Por localizar-se na BR-101, é de fácil acesso.

 Dados Técnicos:

Sítio aeroportuário

    * Área: 13.418.371,07 m²

Pátio das aeronaves

    * Área: 36.924 m²

Terminal de passageiros

    * Área: 11.560

Estacionamento

    * Capacidade: 500 vagas

Estacionamento de aeronaves

    * 25 posições / 4 pontes de embarque

0 comentários:

Postar um comentário