Aviões e Aeroportos: Piloto Comercial

O piloto comercial (PC), ao contrário do piloto privado (PP), já pode voar tendo remuneração. Para se tornar um piloto comercial, o piloto precisa voar cerca de 150 horas como PP, para poder obter o certificado de piloto comercial. No Brasil, este certificado é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O certificado de piloto comercial permite tanto vôos diurnos (VFR) como vôos por instrumentos (IFR). Ser um piloto comercial é um passo intermediário para se tornar um piloto de linha aérea (PLA).

  
Decolagem em Linha Aérea

O comandante de aviões, assim como as comissárias de bordo, faz parte da tripulação dos grandes jatos comerciais.
Ser comandante exige muitas responsabilidades e muitos deveres a serem cumpridos: Assim que todos estão a bordo, as portas fechadas com firmeza, e o passadiço, afastado, o comandante, e a tripulação começam uma série de verificações de rotina pré-voo, no seu avião. Ao mesmo tempo, um oficial na praça de estacionamento verifica se todos os veículos estão fora do caminho (exceto o gerador móvel, que fornece energia para ligar os motores, e o trator que reboca o avião para longe do seu lugar).
Agora o comandante se comunica com o controlador em terra - GROUND -, na torre de controle, para solicitar permissão de ligar os motores. Uma vez feito isso o gerador se afasta e a tripulação procede as verificações suplementares (nos motores), o controlador fornece em terra orientações para que a aeronave livre o pátio de estacionamento e informa quais as pistas de taxiamento - TAXIWAYS - deverão ser utilizadas até a pista principal - RUNWAY -. Ao chegar próximo da cabeceira da pista, o comandante pede autorização a torre de controle para ingresso na mesma. 

 Depois de alinhar a aeronave com o eixo vertical da pista de decolagem, a tripulação espera que a torre de controle forneça a autorização final para o início da rolagem na pista.
Depois, com o avião fechado, o comandante acelera os motores, faz verificações suplementares de pré-vôo, solta os freios e finalmente o avião toma grande velocidade ao longo da pista de decolagem. De um modo geral tudo ocorre normalmente. O avião acelera pela pista e decola, mas se alguma coisa ocorre mal, como por exemplo perda de um dos motores, o comandante tem que imediatamente calcular se ainda há espaço para parar o avião com segurança. Marcas na pista de decolagem informam-no quanto a isso. Cada avião tem um mapa que mostra qual a marca da pista de decolagem, além da qual esse tipo de aeronave não pode interromper a descolagem.
Há geralmente um resto de solo livre à frente da pista de decolagem para o caso de qualquer desastre na partida ou na aterrisagem. Para grandes aviões a jato, a pista de decolagem propriamente dita precisa ter 31/2km de comprimento, e de espessura. A superfície é muitas vezes reforçada com nervuras, o que às rodas um bom dominio e ajuda a água da chuva a escorrer depressa. Normalmente o avião alcança até uma altitude segura de mais ou menos 450m. O comandante então reduz os motores para diminuir o barulho até estar bem longe da cidade conforme exigido pelo plano de zoneamento de ruído daquele aeroporto.

0 comentários:

Postar um comentário